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Posicionamento de marca, nunca vi e nem sentir, eu só ouço falar…

Quando se fala em posicionamento de marca, o cliente fica perdido sem saber o que é e qual a sua importância, principalmente na construção da autoridade e referência  da marca no mercado.

Vou exemplificar, quando falamos em sabão em pó, qual é a marca que automaticamente você lembra? A marca que geralmente vem à mente é o OMO.  De esponja de aço? Bombril. Esses são exemplos clássicos de posicionamento de marca.

Gosto muito da definição que Al Reis e Jack Trout trazem no livro: “Posicionamento: A batalha por sua mente”. O posicionamento de marca representa como você quer que a sua marca seja reconhecida pelos seus clientes.

O conceito do Posicionamento não é como a sua marca é reconhecida e nem como os clientes enxergam. E sim, como você quer que a sua marca seja reconhecida e lembrada.

O posicionamento de marca pode ser sintetizado em uma frase ou um parágrafo. Faz-se necessário responder a três perguntas básicas: A quem o seu produto se destina? Qual é o problema que o seu produto resolve? Qual o seu diferencial perante a concorrência?

Juntando às três respostas, é possível definir o posicionamento. Assim, um produto que se destina a classe C, por exemplo, pode ter como diferencial ser o mais barato, enquanto um produto similar que tem como público-alvo a classe A vai se posicionar como o mais durável.

Posicionamento de marca ideal é aquele que é passado tão claramente para o consumidor, através da comunicação, da identidade visual, do atendimento e do produto em si, que o consumidor concorda com você.

Estratégias de comunicação e marketing coerente, consistente e constante são grandes aliadas. Toda vez que a sua marca se comunica ou interage com o seu consumidor, ela tem uma oportunidade de reforçar o seu posicionamento. Da mesma forma, cada vez que o seu consumidor é impactado pela sua marca, ele vai moldando a imagem que tem de você.

A experiência do cliente com a marca também é muito relevante para o posicionamento da marca.  Proporcionar experiência positiva ao cliente é uma grande sacada para o seu negócio. O exemplo, o Parque da Disney em Orlando, o atendimento deles é impecável! A experiência é incrível, o cérebro absorve os momentos de alegria e prazer e automaticamente relaciona esses sentimentos à marca.

Faça uma análise no seu negócio e descubra se a sua marca está sendo reconhecida como você quer.

Uma marca bem posicionada conhece muito as dores e prazeres do seu cliente e terá sempre quem consumirá seus produtos e serviços.

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