Blog

Você sabia que Publicidade e Marketing não são sinônimos ?

 Na maioria das vezes, em meu primeiro contato com o cliente sou questionada com a seguinte pergunta: publicidade não é a mesma coisa que marketing?

 É muito comum que as pessoas achem que marketing e publicidade são sinônimos, apesar de estarem conectados um ao outro.

Para orientar você que ainda não sabe as diferenças de um para o outro, vou explicar.

O marketing está diretamente ligado ao faturamento da empresa, é muito abrangente e integra a outras áreas como a publicidade e propaganda, o departamento comercial, logística, financeiro etc. O marketing é a estratégia geral, que abrange todo o processo de venda e a relação entre o consumidor e a empresa, desde os produtos, os serviços, sua adequação ao mercado, a comunicação do negócio, etc. Marketing é estratégia, é responsável por desenvolver ações para se chegar até os clientes, entender suas necessidades e satisfazer os seus desejos.

O Marketing planeja a estratégia para alcançar objetivo da empresa. Na jornada de conquista ao cliente é realizada uma série de ações estimuladas pelos os 4P’s (Produto, Preço, Praça e Promoção) como: Definir público-alvo, persona, diferencial do produto, posicionamento da marca, pesquisa de mercado, etc. A comunicação da empresa, também faz parte desse planejamento.

Já a publicidade e a propaganda criam conceitos, propagam ideias e divulgam os produtos e serviços. Refere-se à propaganda comercial, são os anúncios das empresas e marcas destinados ao comércio. Seja na televisão, nos jornais, na internet ou outros meios.

A publicidade faz parte do marketing é uma das ferramentas importante. A divulgação a função da publicidade, que tem como objetivo convencer o consumidor de como aquilo poderá resolver o seu problema, levando-o a comprar o produto ou adquirir o serviço.

As duas áreas estão interligadas, o marketing é quem vai determinar o que será feito e a publicidade irá promover o que o plano marketing definiu, criando anúncios, campanhas, folders e afins, e também em quais mídias isso será divulgado.

A publicidade é essencial e contribui diretamente no trabalho do marketing. Uma publicidade eficiente é realizada através de um plano de Marketing e Comunicação. Quando o setor de comunicação da empresa trabalha de forma integrada o sucesso é garantido. O marketing é muito mais amplo que a publicidade, ambos estão conectados, mas são sim muito distintos um do outro.

Para não deixar dúvidas, o marketing é planejamento estratégico no processo de vendas e a publicidade e propaganda é a maneira de convencer o cliente a realizar a compra.

E você, já tem um plano de marketing em ação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *